quarta-feira, junho 16

A União Soviética e os Estados Unidos: relacionamento ou estranhamento?

As relações entre a União Soviética e os Estados Unidos eram movidos por uma complexa interação de ideológicos, políticos e económicos, o que conduziu a cooperação entre cautelosa e muitas vezes amarga rivalidade entre as superpotências ao longo dos anos. As diferenças significativas entre os sistemas políticos dos dois países, muitas vezes impedia de chegar a um entendimento mútuo sobre as questões-chave da política e até mesmo, como no caso da crise dos mísseis de Cuba, trouxe para a beira da guerra. 

O governo dos Estados Unidos foi inicialmente hostis aos líderes soviéticos para tirar a Rússia da Primeira Guerra Mundial e se opôs a um estado baseado ideologicamente com o comunismo. Embora os Estados Unidos iniciaram um programa contra a fome na União Soviética no início dos anos 1920 e empresários norte-americanos estabeleceram laços comerciais ali durante o período da Nova Política Econômica (1921-1929), os dois países não estabelecer relações diplomáticas até 1933.Por esse tempo, a natureza totalitária do regime de Joseph Stalin, apresentou um obstáculo intransponível para as relações amistosas com o Ocidente. Embora a II Guerra Mundial levou os dois países na aliança, com base no objetivo comum de derrotar a Alemanha nazista, na União Soviética agressiva antidemocrática, a política para a Europa Oriental havia criado tensões antes mesmo do fim da guerra.
  A União Soviética e os Estados Unidos ficaram afastados durante as próximas três décadas de conflito e superpotência nuclear e de mísseis corrida armamentista. Começando no início dos anos 1970, o regime soviético proclamou uma política de dtente e buscou uma maior cooperação econômica e das negociações de desarmamento com o Ocidente. No entanto, a posição soviética sobre os direitos humanos e sua invasão do Afeganistão em 1979, criou novas tensões entre os dois países.Essas tensões continuaram a existir até que a dramáticas mudanças democráticas de 1989-1991 levou ao colapso durante o ano passado do sistema comunista e abriu o caminho para uma nova amizade sem precedentes entre os Estados Unidos ea Rússia, bem como as outras nações do novo da antiga União Soviética. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário