quarta-feira, junho 16

Pós- 2ª Guerra Mundial e Início da Cold War

Guerra Fria: o estranhamento do pós-guerra

As democracias ocidentais ea União Soviética discutido o andamento da Segunda Guerra Mundial e da natureza do acordo pós-guerra, nas conferências de Teerã (1943), Yalta (fevereiro 1945) e Potsdam (julho-agosto 1945). Após a guerra, os conflitos entre a União Soviética e as democracias ocidentais, em particular sobre a aquisição soviética dos países europeus do leste, levou Winston Churchill em 1946, para advertir que uma "cortina de ferro", foi descendo no meio da Europa. Por seu lado, Joseph Stalin aprofundou o distanciamento entre os Estados Unidos ea União Soviética, quando ele afirmou em 1946 que a Segunda Guerra Mundial foi uma consequência inevitável e inelutável do "imperialismo capitalista" e insinuou que uma guerra pode reaparecer.
A Guerra Fria foi um período de concorrência Leste-Oeste, tensão e conflito de curta escala plena guerra, caracterizada pela percepção mútua da intenção hostil entre alianças político-militares ou blocos. Houve guerras reais, às vezes chamado de "guerras por procuração", porque foram travadas por aliados soviéticos, em vez de a URSS se - junto com a competição por influência do Terceiro Mundo, e uma grande superpotência corrida armamentista.
Depois da morte de Stalin, as relações Leste-Oeste passou por fases alternadas de relaxamento e de confronto, incluindo uma fase de cooperação na década de 1960 e outro, denominado dtente, durante a década de 1970. A fase final durante os anos 1980 e início de 1990 foi saudada pelo presidente Mikhail Gorbachev, e especialmente pelo presidente da Rússia pós-comunista nova república, Boris Yeltsin, bem como pelo Presidente George Bush, como o começo de uma parceria entre os dois estados que poderia resolver muitos dos problemas globais.

Guerra Fria: Perspectivas Soviética

Após a II Guerra Mundial, Joseph Stalin viu o mundo como dividido em dois campos: os regimes capitalistas e imperialistas, por um lado, eo mundo comunista e progressista, por outro. Em 1947, o presidente Harry Truman falou também de dois sistemas diametralmente opostos: um livre, ea outra dobrada em subjugar outras nações.
Depois da morte de Stalin, Nikita Khrushchev, em 1956, afirmou que o imperialismo eo capitalismo poderiam coexistir sem guerra, porque o sistema comunista tornou-se mais forte A Cimeira de Genebra de 1955 entre a Grã-Bretanha, França, União Soviética e os Estados Unidos ea Cúpula de Camp David de 1959, entre Eisenhower e Khrushchev aumentou as esperanças de um espírito mais cooperativo entre o Oriente eo Ocidente. Em 1963 os Estados Unidos ea União Soviética assinaram acordos de algum edifício-confiança, e em 1967 o presidente Lyndon Johnson, reuniu-se com primeiro-ministro soviético Aleksei Kosygin em Glassboro, New Jersey. Intercalados com esses movimentos para a cooperação, no entanto, foram actos hostis que ameaçam o conflito mais amplo, como a crise dos mísseis cubanos de outubro de 1962 e liderado a invasão soviética da Tchecoslováquia de 1968.
  O longo governo de Leonid Brejnev (1964-1982) está previsto na Rússia como o "período de estagnação."  Mas a postura Soviética para os Estados Unidos tornaram-se menos abertamente hostis no início de 1970. As negociações entre os Estados Unidos ea União Soviética resultou em reuniões de cúpula e da assinatura de acordos de limitação de armas estratégicas. Brezhnev, proclamada em 1973, que foi a convivência pacífica, permanente e irreversível estado normal das relações entre os países imperialistas e comunistas, mas advertiu que o conflito poderia continuar no Terceiro Mundo. Na década de 1970, a repressão interna crescente ea invasão soviética do Afeganistão, levou a uma renovação da Guerra Fria.
  Visualizações Soviética dos Estados Unidos mudou mais uma vez após Mikhail Gorbachev chegou ao poder no início de 1985. Os controles das negociações de armas foram renovados, eo presidente Reagan levou a cabo uma nova série de reuniões de cúpula com Gorbachev que levou a reduções de armas e facilitou uma crescente simpatia mesmo entre líderes comunistas de uma maior cooperação ea rejeição de uma classe baseada em conflito orientada vista, a mundo.
Com o reconhecimento do Presidente da independência das outras repúblicas da antiga União Soviética e seu lançamento de uma escala económica programa de reforma completa projetada para criar uma economia de mercado, a Rússia comprometeu-se, finalmente, a superação tanto do imperial e do legado ideológico da União Soviética .

http://www.ibiblio.org/expo/soviet.exhibit/coldwar.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário