quarta-feira, junho 16

Principais conflitos dos países da CEI

Na Moldávia, na parte central do país, encontra-se uma região denominada de Transdnístria, nessa área grande parcela dos habitantes são pessoas de origem russa e ucraniana, assim, desde 1990, as etnias citadas buscam a autonomia territorial e política com o objetivo de não mais submeterem-se ao controle do governo da Moldávia, que é de origem romena. 

Com a fragmentação do território russo, a Ossétia do Sul ficou separada da Ossétia do Norte. Dessa forma, a primeira se estabeleceu no território da Geórgia, enquanto que a segunda encontra-se em território russo. 

Desde então a Ossétia do Sul busca ser anexada ao território russo para se unir ao restante de sua etnia, presente na Ossétia do Norte, e, com isso, compor uma única república autônoma. Há tempos os ossétios lutam contra as forças georgianas. 

Esse conflito reavivou-se no dia 08 de agosto de 2008, quando a Geórgia invadiu a Ossétia do Sul, e a Rússia, por sua vez, interveio e promoveu ataques ao território georgiano, invadindo-o em seguida, consolidando um conflito que já deixou dezenas de mortos e feridos. 

No sul da Ucrânia encontra-se uma província chamada Criméia, nessa região há uma maior concentração de pessoas de origem russa, desse modo, aspira anexar essa porção territorial à Rússia. 

No Azerbaijão existe um conflito que se arrasta há muitos anos sem chegar a nenhuma solução. No sudoeste do Azerbaijão se encontra a região de Nagorno-Karabakh, que abriga um elevado contingente formado por armênios. O grupo étnico em questão anunciou sua independência, ato que promoveu um grande conflito armado que perdurou por quatro anos. A guerra envolveu armênios e azerbaijanos.

Fonte: www.brasilescola.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário