quinta-feira, março 4

Introdução - Como estudar o Leste Europeu?

    O Leste Europeu foi uma das regiões do mundo onde a ideologia socialista mais se desenvolveu, pelo grande número de países que absorveram os princípios socialistas. A determinação dos países que compõem (compuseram) esta região do mundo varia a partir das diferentes interpretações que existem sobre esta área, ou seja, não há uma configuração exata e homogênea sobre os países que pertenciam a esta região. Tal discrepância existe porque a classificação da Europa do Leste foi determinada, na maioria das vezes, por fatores ideológicos - que seria a entrada de grande parte dos países [que compunham a região] ao Bloco Socialista, quando o mundo vivia sob uma configuração bipolar (Guerra Fria).
    Dessa forma, o Leste Europeu é um termo que possui uma conotação muito mais politico-ideológica do que puramente geográfico (como ocorre com a maioria das demais regiões do mundo, que são classificadas pela posição geográfica e não pelas posições políticas tomas pelos paises que as compõem.)
    A partir disso, é necessário advertir que o estudo dos conjuntos dos países do Leste Europeu deve levar em consideração ambas conotações que utilizam para classificar essa região do globo: tanto a configuração/conotação histórica e política, como também configuração/conotação a geográfica. Conclui-se, assim que o estudo sobre a região do Leste Europeu abrange uma série de possibilidades e será caracterizado por uma grande pluralidade de informações.
    Espero a participação de todos em nossa retrospectiva aos acontecimentos que marcaram essa região tão interessante e pouco estudada no "breve século XX"!


Países que integram o Leste Europeu:


Albânia, Áustria, Belarus, Bósnia Herzegóvina, Bulgária, Croácia, Eslováquia, Estônia, Grécia, Hungria, Letônia, Lituânia, Macedônia,  Moldávia, Montenegro, Polônia, República Checa, Romênia, Sérvia, Ucrânia.




Mariana Davi

Um comentário: