quinta-feira, março 11

A Europa do Leste entre 1910 - 1919

A Guerra dos Bálcãs (1919-1913)

A Guerra dos Bálcãs foi um conflito entre os anos de 1912 e 1913, que ocorreu na região da península balcânica. De fato, foi a disputa entre Sérvia, Montenegro, Grécia, Romênia, Turquia e Bulgária pela posse dos territórios remanescentes do Império Otomano.

De uma lado, a Liga Balcânica formada por Grécia, Sérvia, Bulgária e Montenegro, reivindicava melhor tratamento aos cristãos na Macedônia turca, porém seu objetivo claro era a conquista territorial. De outro lado estava a enfraquecida Turquia, que já se encontrava em guerra com a Itália.

Em outubro de 1912 os exércitos da Liga capturaram toda a região do antigo Império Otomano, com exceção de Constantinopla, posteriormente foi assinado o Tratado de Londres, no qual o mapa dos Bálcãs foi redesenhado.

Posteriormente a própria Liga Balcânica lutou contra si mesma. A Bulgária fez um ataque preventivo contra os sérvios e gregos, que desejavam as conquistas búlgaras, porém os búlgaros foram infelizes com essa posição. A Romênia, até então neutra na situação, ocupou o território búlgaro de Dobrudja e os otomanos aproveitaram a ocasião para reconquistar Andrinopla.

A guerra findou-se por um instante no Tratado de Bucareste (agosto de 1913), no qual Grécia e Sérvia dividiram a Macedônia, e a Romênia ganhou uma parte do território da Bulgária. A Guerra dos Bálcãs foi muito importante naquele contexto pois foi um elemento-chave para o desencadeamento da Primeira Guerra Mundial.


A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) 

Após o fim da Guerra dos Bálcãs, os povos eslavos da Bósnia-Herzegóvina - apoiados pela Sérvia - tentaram dar fim à dominação austro-húngara na região. Para tentar contornar o conflito, o Império Austro-húngaro decidiu elevar a Bósnia-Herzegóvina à condição de parte integrante de seu Estado. Foi quando o arquiduque Francisco Ferdinando, príncipe do Império Austro-Húngaro, foi até Sarajevo, capital da Bósnia, para anunciar a elevação política destes territórios. Porém, Francisco Ferdinando e sua esposa Sophie acabaram vítimas de um assassinato tramado pela facção nacionalista sérvia Mão Negra em 26 de Junho de 1914.

Em resposta, o Império Austro-Húngaro exigiu que o governo sérvio punisse duramente os autores do crime e reprimisse todas as facções radicais do país. Sem obter respostas satisfatórias o Império Austro-Húngaro decidiu, com o apoio da Alemanha, declarar guerra à Sérvia. A Rússia, contrária à ocupação austríaca, concedeu apoio aos sérvios. Logo em seguida, a Alemanha declarou guerra contra a Rússia e, posteriormente, contra a França.

Itália e Inglaterra não mostraram clara definição política frente aos conflitos. Porém, a força dos acordos diplomáticos firmados e os interesses econômicos obrigaram ambos os países a se envolverem na guerra iniciada. A generalização do conflito contou com a posterior adoção de outras nações, entre elas o Brasil. De forma geral, o conflito dividiu as potências europeias em dois blocos: Tríplice Entente, formada por França, Inglaterra e Rússia; e Tríplice Aliança, formada pela Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro.  

Marcada como o primeiro grande conflito internacional da Era Contemporânea, a Primeira Grande Guerra foi responsável por uma grande reviravolta na ordem mundial. Os conflitos iniciados em 1914 foram, ao longo do tempo, tomando um contorno diferente do programado pelas nações envolvidas. A Grande Guerra, envolvendo as grandes potências da Europa, não contava com uma projeção de longo prazo. Nenhuma das nações esperava ou tinha condições para sustentar um conflito que se estendesse anos a fio. No entanto, a Primeira Guerra Mundial se desenvolveu ao longo de quatro anos e três meses, o que acabou exigindo maiores esforços e diferentes estratégias militares.


Bibliografia:
http://www.infoplease.com/ce6/history/A0805909.html
http://www.guerras.brasilescola.com/seculo-xx/primeira-guerra-mundial.htm
http://www.mundovestibular.com.br/articles/4351/1/a-primeira-guerra-mundial-1914---1918-Resumo/Paacutegina1.html
http://www.guerras.brasilescola.com/seculo-xx/guerra-dos-balcas.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário