domingo, abril 11

A União Soviética e a Liga das Nações

A criação de um organismo internacional de manutenção da paz já vinha sendo pensada por trabalhos jurídicos e filosóficos precedentes, mas a primeira fonte da Liga das Nações foi mesmo a proposta na Conferência de Paz em Paris, em 1919, no Pós-Primeira Guerra. 

Criada em 1920, a Liga das Nações "tinha como finalidade promover a cooperação, paz e segurança internacional, condenando agressões externas contra a integridade territorial e a independência política de seus membros." A Convenção da Liga das Nações ainda estabelecia sanções econômicas e militares a serem impostas pela comunidade internacional contra os Estados que violassem suas obrigações, o que representou uma redefinição do conceito de soberania estatal absoluta.

Dos Estados que compunhão o Leste Europeu, o que mais se destacava no cenário internacional era a União Soviética. Entretanto, a mesma não entrou na organização, uma vez que, no início da década de 1920, logo após a implantação do socialismo, a nação tinha entre seus projetos a exportação da revolução e a luta para levar o socialismo ao mundo todo. Só alguns anos mais tarde, em 1926, com as mudanças na política internacional da URSS, o país entrou na Liga das Nações, assim como a própria Alemanha.

Muitos estudiosos acreditam que a Liga das Nações fracassou por defeitos de origem.  O principal deles seria a falta de um poder executivo forte, e também a ausência de países como a União Soviética e os Estados Unidos – a nação de seu idealizador. O governo de Moscou não era aceito e Washington não ingressou na organização por rejeitar o Tratado de Versalhes. Mesmo nos melhores tempos, o número de membros não passou de 50. Já em 1923, tornou-se evidente a fraqueza da Liga das Nações, quando os franceses invadiram a Renânia para cobrar reparações de guerra.

Mesmo com um longo período de ausência como membro da Liga das Nações, a União Soviética foi aceita no organismo em 1934. Uma das provas que mostram a ineficiência da Liga das Nações foi a invasão da Finlândia por parte da URSS, em 1939.  A esta altura, porém, já estava em pleno andamento a Segunda Guerra Mundial, que frustrou de vez as intenções pacifistas dos idealizadores da Liga das Nações, e a ultima ação da Liga foi expulsar a potência do Leste Europeu, URSS, da sua posição de membro da organização. 

Bibliografia:
http://educacao.uol.com.br/historia/liga-das-nacoes.jhtm
http://www.dw-world.de/dw/article/0,,306975,00.html

Um comentário: