segunda-feira, abril 5

O avanço nazista sobre o Leste Europeu

Um dos pretextos para a expansão alemã foi a presença de um grande número de alemães vivendo nos países do Leste  europeu e que desejavam a união com a Alemanha,  conhecida como Anschluss.

OCUPAÇÃO DA ÁUSTRIA

Já em 1934, nazistas austríacos haviam marchado sobre Viena, na tentativa de promover o Anschluss.  O golpe fracassou, mas, desde então, o governo austríaco ficou infiltrado de elementos do III Reich.

Finalmente, em 2 de março de 1936, os exércitos de Hitler marcharam sobre Viena, consumando a ocupação da Áustria, sem que houvesse qualquer resistência.

OCUPAÇÃO DA TCHECOSLOVÁQUIA
Também na Tchecoslováquia havia uma área, conhecida como Sudetos, habitada por alemães, sobre a qual Hitler reclamava direitos de ocupação.  Mas, ao contrário do que ocorrera na Áustria, o governo tcheco mantinha-se firme contra as pretensões do Füher.
Inglaterra e França temiam que o incidente levasse a uma nova guerra, para a qual não estavam preparadas e, por isso, iniciaram uma ação diplomática, tentando convencer o governo tcheco a aceitar as imposições de Hitler.

Diante da firmeza do governo Tcheco, a França, a Alemanha, a Inglaterra e a Itália promoveram a Conferência de Munique (29/9/1938), na qual consentiram em que a Alemanha ocupasse os Sudetos.  Resultado: Hitler invadiu a Tchecoslováquia em março do ano seguinte, apossando-se, além dos Sudetos, de grande parte do território tchecoslovaco.

OCUPAÇÃO DA POLÔNIA

A investida seguinte de Hitler foi contra a Polônia, para ocupar a faixa de território conhecida como “corredor polonês”, que dividia a Alemanha em duas partes.

Dessa vez, porém, o governo inglês, pressionado pela opinião pública e por setores do Parlamento, comprometeu-se a garantir a independência da Polônia.  Tornava-se cada vez mais evidente a proximidade de uma nova guerra. 


Fonte: Conteúdo Global. No site: http://www.conteudoglobal.com/cultura/segunda_guerra_mundial

Nenhum comentário:

Postar um comentário